Bacalhôa lança edição única para comemorar os seus 100 anos.

Há vinhos pelos quais vale a pena esperar e o Quinta da Bacalhôa Centenarium é um deles. Em ano de comemoração do seu centésimo aniversário, que se iniciou com um conjunto de iniciativas, direcionadas a profissionais e consumidores, que a Bacalhôa lança “O Centenarium”, um vinho de edição única.

O Grupo quis assinalar esta data tão importante de um modo histórico na mente dos seus clientes e apreciadores. Para celebrar este marco, o vinho foi apresentado em privado de forma exclusiva, aos seus parceiros de décadas, num evento de 3 dias celebrado com um grupo de 50 importadores. A empresa aposta numa nova referência no seu portfólio que promete uma ótima evolução ao longo dos próximos 30 anos.

Desde a vindima 2012 os enólogos Filipa Tomaz da Costa e Vasco Penha Garcia iniciaram o projeto que, anos mais tarde, viria a ser o vinho para comemorar os 100 anos feitos em 2022.

Num processo desafiante, em que ano após ano, a equipa de enologia analisou qual seria a colheita perfeita para a elaboração de um vinho cheio de personalidade, riqueza, elegância e uma longa capacidade de evolução. Foi então em 2015, com uvas da Quinta da Bacalhôa, que foi eleita a colheita ideal. Após a vindima, o vinho foi provado anualmente, com o objetivo de perceber se efetivamente era o vinho que iria ter todas as características necessárias a este grande feito.

Em março de 2022 a enologia teve certezas que este era o Grande Vinho “Centenarium”, que lhe aferiu o nome de - Quinta da Bacalhôa Centenarium.

Elaborado com Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot, situado num meso-clima com influência marítima e num terroir único argilo-calcário, o que permite uma maturação lenta e equilibrada. Este produto contou com 2 semanas de “cuvaison” (maceração pelicular pós-fermentação), que em seguida foram separadas as partes sólidas estagiando durante 24 meses em barricas novas de Carvalho Francês. O engarrafamento realizou-se a outubro de 2017 e esteve até 2022 em estágio na garrafa nas caves da Adega.

O Quinta da Bacalhôa Centenarium releva-se um vinho profundo de aromas, cheio de corpo e taninos maduros. “O lado vigoroso do Cabernet é domado pela polidez do Merlot e avivado e apimentado pelo Petit Verdot, resultando elegante, fresco, com imensa classe.” Aconselhando-o com pratos de carnes vermelhas e/ou caça.

O rótulo conta com bastantes apontamentos dourados e uma caixa requintada, transmitindo elegância e riqueza ao olhar, inspirado no famoso Quinta da Bacalhôa, que tem na sua génese traços de influências dos anos 20, década onde tudo começou.

 

PVP: 130€

 

 

20, outubro de 2022